quinta-feira, 2 de junho de 2011

Polêmica no processo de transição das carteiras de estudante 2011

Segundo líderes do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Ceará (DCE-UFC), o processo das carteiras de estudante em 2011 foi complicado. Os estudantes disseram que houve muita divergência entre eles, o Sindiônibus e a Prefeitura de Fortaleza.

Carteira 2010 já sem validade
                     Arquivo: Central de notícias Zona Mix
De acordo com Francisco Bento Lustosa, 22, estudante de física da Universidade Federal do Ceará e diretor da atual gestão do DCE-UFC "Lutamos porque sonhos não envelhecem", os estudantes não foram avisados com antecedência dos prazos de cancelamento da validade das carteirinhas. Ele diz  que o DCE da UFC estava em período eleitoral no segundo semestre de 2010, portanto, não havia representação estudantil na época da reunião convocada pela prefeitura.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) e a Prefeitura apresentaram uma proposta de mudança no gerenciamento do processo de confecção das novas carteirinhas estudantis. A ETUFOR não iria mais, junto com o DCE, intermediar a relação com as gráficas, o que dificultaria o controle do DCE e a autonomia dos universitários no processo na visão dos líderes do movimento estudantil. O processo iria passar para a responsabilidade do Sindiônibus, que incluiria um convênio das carteirinhas estudantis com a empresa LiberCard e transformaria o documento da meia passagem de transporte público e das programações culturais em um cartão pré-pago de débito.

Os DCEs da UFC, da UECE (Universidade Estadual do Ceará) e do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) se opuseram a essas propostas e pressionaram para que essas iniciativas não acontecessem no meio universitário.

Houve debates organizados com tentativas de negociações junto aos Centros Acadêmicos. E nesse primeiro semestre de 2011, apenas as instituições públicas de ensino superior do Ceará mantiveram autonomia no processo de feitura das carteirinhas estudantis.

Até fevereiro deste ano, o DCE da UFC recebeu cerca de 18 mil formulários de alunos calouros e veteranos solicitando as carteirinhas. Número considerado pequeno no montante de quase 30 mil estudantes da UFC.

Espaço na ETUFOR para atendimento aos estudantes
                                                   Arquivo: Blog Meu Transporte
O DCE da UFC recebeu reclamações acerca dos atrasos na entrega das carteiras, da qualidade do atendimento prestado aos alunos e da pontualidade de quem trabalha nas sedes do DCE nos Campus do Pici e do Benfica. Francisco Lustosa, diretor do DCE-UFC responsável pelas carteirinhas estudantis, avalia que, em geral, foram atendidos os prazos de entrega do novo lote de carteirinhas, validado dia 15 de maio.

Segundo Lustosa, o DCE-UFC tem limitações estruturais por possuir apenas um computador e seis bolsistas. Muito diferente da realidade da ETUFOR, com um sistema digitalizado de acompanhamento e uma equipe de vinte estagiários.

EXPEDIENTE
Pesquisa: Marco Fukuda
Texto: Marco Fukuda
Edição: Beatriz Cavalcante
Fotografia: Arquivo Blog Meu Transporte, Arquivo Central de Notícias Zona Mix
Edição: Beatriz Cavalcante

9 comentários:

  1. "Francisco Lustosa, diretor do DCE-UFC responsável pelas carteirinhas estudantis, avalia que, em geral, foram atendidos os prazos de entrega do novo lote de carteirinhas, validado dia 15 de maio." estou satisfeita com o DCE-UFC, recebi minha carteirinha no prazo.

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  2. Muita falta de responsabilidade por parte da Libercard em não consultar os estudantes antes delançar seu projeto. Quem garante que o cartão iria facilitar a vida dos estudantes?

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  3. O desacordo entre as instituições envolvidas no processo causou muito transtorno e deixou muito aluno confuso mesmo. E, até onde sei, continua causando: conheço gente que além de ter recebido a carteira depois de finalizado o prazo de uso da carteira do ano passado, ela ainda veio com defeito, como se não tivesse vindo magnetizada. Respeitar a burocracia e, em troca, receber só um pedaço de plástico sem nenhum valor de uso, depois do prazo estipulado não dá, né, Brasil!

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  4. Realmente o prazo de cancelamento da validade das carteirinhas não foi avisado, mas é algo que todos já deveriam prever.. Também estou satisfeita com o serviço, minha cateirinha chegou bem antes do vencimento da anterior.

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  5. Recebi minha carteirinha no prazo estipulado. O DCE tem feito seu trabalho, já os órgãos públicos ...

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  6. A notícia ficou bem longa, ela poderia ter sido intercalada com intertítulos para melhorar a leitura. Outra coisa, a informação principal no primeiro parágrafo é a declaração do líder estudantil e não o seu nome ou o curso. Inverter as informações daria mais agilidade à notícia.

    Por fim, mantenam a padronização nos links, ok?
    bjs

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  7. Adorei a disposição das fotos, assim como adorei a notícia. Só lamento essa burocracia sem fim que existe aqui... ;x

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  8. Boa notícia (estruturação e apuração). ;)

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  9. É muito complicado esse processo das carteirinhas. Não consigo entender o motivo de cancelarem as antigas antes de todo mundo receber suas novas. Sem contar que a minha ainda veio com o chip quebrado. Ou seja, mais transtorno

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