Estádio Castelão
O projeto prevê uma modernização do estádio segundo as exigências da FIFA, que inclui toda a estrutura da arena esportiva, desde o gramado até a cobertura, passando por vestiários, reforços estruturais, arquibancadas, camarotes e setor de imprensa. Conta também com intervenções na parte externa, edifício-garagem com quatro mil vagas, 72 camarotes, três mil salas comerciais, salas vips com 10.000 metros quadrados, área mista, praça de acesso e restaurantes. Ainda contará com a construção do novo prédio da Secretaria do Esporte (Sesporte). O responsável pela execução do projeto é o Governo Federal.
Projeto do Castelão para a Copa 2014 ( Ilustração: Secretaria de Esporte do Estado). |
Andamento do projeto:
O Castelão foi fechado para reforma dia 28 de Abril. Em pouco mais de um mês, foram retiradas quase todas as cadeiras, o anel inferior foi demolido e a cobertura do estádio está sendo desmontada. Alguns desses materiais serão doados, como cadeiras, placares, ar-condicionados, ventiladores e a cobertura do estádio. Na área externa do estádio, já estão avançadas as construções do edifício-garagem.
Porto do Mucuripe
O projeto engloba a construção de terminal marítimo de passageiros, a construção de cais/berço, a pavimentação e urbanização de acessos e o estacionamento. Com esse terminal de passageiros, o Porto do Mucuripe poderá receber um maior número de cruzeiros. Os responsáveis pela execução serão o Governo Estadual e Federal.
Porto do Mucuripe (Foto: David Moraes de Andrade) |
Andamento do projeto:
A companhia Docas do Ceará anunciou que o lançamento da licitação está previsto para setembro e que o projeto executivo será concluído em junho.
Aeroporto Internacional Pinto Martins
A reforma e ampliação do terminal de passageiros, juntamente com a adequação do sistema viário, estão incluídas no projeto. A execução está na responsabilidade do Governo Federal.
Andamento do projeto:
Segundo a Infraero, o edital da obra no Aeroporto será lançado na segunda quinzena de julho. A conclusão da licitação está prevista para setembro.
Expediente
Pesquisa: Clarissa Augusto.
Pesquisa: Clarissa Augusto.
Texto: Clarissa Augusto e Marcello Soares.
Fotografias: Haroldo Fiuza,David Moraes e Jorge Andrade.
Qual é o prazo pra essas obras? alguma chance de fortaleza ser uma das sedes da copa das confederações?
ResponderExcluircomo já comentei, o post está grande, muitas informações que embora relacionadas mereciam estar desmembradas para que a informação fosse melhor compreendida. Lembrando novamente o tamanho dos parágrafos, como também os títulos que precisam atrair.
ResponderExcluirpor fim, não haveria imagens de maquetes ou das obras propriamente ditas?!
É tanto projeto que a gente se perde. Tem projeto de planejamento, projeto de execução, projeto de preparo... como é isso?
ResponderExcluirolá victor, o informar agradece a sua participação.
ResponderExcluirNa verdade, os grandes projetos como é esse da copa, realmente passam por várias áreas de execução. Necessitam de um grande planejamento, especialmente porque lidam com dinheiro público.