quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prefeitura de Fortaleza atrasa Operação Tapa Buraco

O atraso das obras de reparo no asfalto de Fortaleza é atribuído às greves dos funcionários da Usina de Asfalto, à quantidade de lixo na cidade e às chuvas.

A prefeita Luizianne Lins anunciou no aniversário de Fortaleza que a Operação Tapa Buracos 2011 começaria no dia 1º de maio. Na Operação, 23 equipes atuariam na pavimentação e aplicação de asfalto e no conserto de microdrenagem. Seriam priorizadas as vias por onde passam linhas de ônibus.

Operação Tapa Buraco 2011
Por conta das chuvas intensas do primeiro semestre do ano, o início da Operação foi atrasado para o dia 3 de maio. Somente a Avenida Borges de Melo teve suas obras iniciadas. Nela, alguns trechos foram concluídos, enquanto outros não têm previsão de reparo.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, no dia 16 de maio, a operação Tapa Buraco terá início no bairro Parangaba.

As causas

Na última semana de abril, os trabalhadores da Usina de Asfalto de Fortaleza entraram em greve por melhores condições de trabalho. Os grevistas reivindicam  18% de reajuste salarial, implantação do adicional por insalubridade, fim das terceirizações e distribuição de equipamentos de proteção individual.

O lixo que é jogado nas ruas obstrui a tubulação, acumula água, desgasta o asfalto (ainda em pedra tosca) e chega às ruas, muitas vezes, por descuido da população.
A época de chuva atrapalha o retorno das obras, pois o processo de recapeamento é paralisado e se torna impossível produzir massa asfáltica de qualidade. 


Pesquisa: Amanda Araújo e Rachel Gomes
Texto: Victor Ramalho
Edição: Taís Monteiro

Dívida da saúde não prejudica funcionamento do IJF

Débito da Prefeitura de Fortaleza com fornecedores não impede que o hospital funcione normalmente na Semana Santa.

As empresas Medtrauma e Cramed suspenderam o fornecimento de material cirúrgico para o Instituto Dr. José Frota (IJF) no dia 19 de abril. O corte não prejudicou o funcionamento do hospital durante a Semana Santa.

IJF realizou 963 atendimentos na Semana Santa
Segundo Martônio Mont’Alverne, procurador geral do município, a dívida da Prefeitura de Fortaleza com os fornecedores chega a R$ 2 milhões e já foi renegociada. A empresa Traumabone foi contratada pelo IJF para fornecer os equipamentos cirúrgicos.

O material seria utilizado apenas em cirurgias eletivas, que já não ocorreriam durante o feriado.

Ana Maria Fontenele, nova titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reconheceu que o IJF precisa urgentemente de mais atenção. No último dia 9, Ana Maria assumiu, temporariamente, o cargo deixado por Alex Mont'Alverne.



O que é cirurgia eletiva?

É a que não tem características de urgência ou emergência, ou seja, quando o paciente não corre risco de morte ou está em sofrimento intenso. A data da cirurgia pode ser escolhida pelo paciente e pelo médico, desde que não comprometa o tratamento.



Expediente
Pesquisa: Beatriz Ribeiro, Camila Mont’Alverne e Kelviane Lima.
Texto: Alissa Carvalho e Gabriela Custódio.
Fotografia: Kelviane Lima.
Edição: Alissa Carvalho, Beatriz Ribeiro, Camila Mont’Alverne, Gabriela Custódio, Kelviane Lima e Thamires Oliveira.

Fortaleza é a segunda capital com mais obesos no Brasil

O elevado consumo de produtos industrializados e a irregularidade das atividades físicas contribuem para o aumento da obesidade em Fortaleza. A capital cearense só perde para Cuiabá nas estatísticas.


O índice de obesidade em Fortaleza é maior entre os homens
Pesquisa do Ministério da Saúde aponta Fortaleza como a segunda capital com o maior número de obesos. A Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) ouviu 54.339 adultos residentes nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

18,2% da população fortalezense é considerada obesa. Cuiabá é a única capital que apresenta um percentual maior, com 18,7%. A pesquisa é baseada no cálculo do Índice de Massa Corporal, que leva em conta peso e altura. Em Fortaleza, o percentual da população masculina obesa é de 21,7%, contrariando o senso comum. Para as mulheres, o número cai para 15,1%.

Sedentarismo e maus hábitos alimentares são os dois principais fatores para o alto índice de obesidade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros reduziram o consumo de arroz, feijão e açúcar e compraram mais alimentos industrializados nos últimos anos. A maioria da população prefere ingerir alimentos com alto valor calórico, como refeições prontas, refrigerantes de cola e bebidas alcoólicas.

A reeducação alimentar deve ser pensada desde a infância
A obesidade é uma doença multifatorial, podendo variar para cada pessoa tanto em suas causas como no seu tratamento. O combate à doença é mais eficaz com a ajuda de profissionais como nutricionistas e endocrinologistas. A irregularidade na prática de atividades físicas também contribui para o desenvolvimento da obesidade, que é melhor tratada ou prevenida com exercícios que façam parte da rotina.


Tratamento

A pesquisa esboça o quadro atual da população adulta em Fortaleza e permite uma reflexão sobre a educação alimentar. O Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede) coordena um programa de combate à obesidade em crianças e adolescentes. A instituição dispõe de núcleos de pesquisas e do apoio de profissionais da saúde, como nutricionistas e educadores físicos, além de psicólogos.

Uma opção de emagrecimento para os adultos é o programa Vigilantes do Peso. A iniciativa reúne grupos que seguem orientações básicas para resolver os problemas do excesso de peso a longo prazo. Para os casos mais graves, a alternativa é o Centro Integrado de Atendimento à Obesidade (Cito). A rede de clínicas conta com profissionais capacitados para o tratamento de estágios mais avançados da doença.

Mais Informações

http://www.iprede.org.br 

http://cito.com.br/ 

http://www.vigilantesdopeso.com.br 



Expediente
Pesquisa: Marcella Macena e Catherine Santos
Texto: Larissa Sousa e Criselides Lima
Edição: Melissa Campos
Fotos: larebeleza.com
          saudesocial.blogspot.com