quarta-feira, 1 de junho de 2011

Retrospectiva do projeto para a Copa em Fortaleza

Com o objetivo de preparar Fortaleza para a realização da Copa Mundial em 2014, foram propostas ações do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O valor dessas ações gira em torno de R$ 1.6 bilhões.


Vídeo oficial do projeto para a Copa em Fortaleza

Segundo o Portal da Transparência do Governo Federal, as obras previstas para o evento compreendem a reforma do Castelão, a adequação do Aeroporto Internacional Pinto Martins aos padrões internacionais da FIFA e a construção de quatro corredores exclusivos para ônibus. Além disso, estão planejadas a construção de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Parangaba e Mucuripe, melhorias na Via Expressa e a inclusão de duas novas estações de metrô (Padre Cícero e Montese) ao projeto inicial do Metrofor.

Nas propostas, ainda estão previstos investimentos no Porto do Mucuripe para a chegada de transatlânticos, que servirão como hotéis flutuantes.

Confira aqui os detalhes do cronograma e dos investimentos.

Links relacionados
PV: Secretário de Esporte de Fortaleza fala da importância do estádio
Uma percepção online
Alarme falso sobre o PV

Expediente
Pesquisa: Clarissa Augusto.
Texto: Clarissa Augusto, Jully Lourenço, Marcello Soares e Murilo Viana.

5 comentários:

  1. Acho difícil ver todos estes projetos realizados. Já desistiram de alargar avenidas próximas ao Castelão, por exemplo. Pelo visto, vai ser como uma cidade da África do Sul que teve o metrô inaugurado uma semana antes da abertura da Copa, e a linha só levava do aeroporto pro estádio.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma observação da parte estrutural: como na internet trabalhamos com links, destacar palavras no texto (ou sublinhando ou mudando a cor) pode causar confusão ao se achar que é um link. Cuidado com isso!

    Além disso, as próprias palavras grifadas se referem a assuntos que estão nos posts, então, elas poderiam ser links, ao invés de eles virem somente no final da notícia.

    ResponderExcluir
  3. é aquela coisa: esperar pra ver. Mesmo sabendo que é muito pouco provável que isso se realize em um país e em um estado com uma desorganização tão grande...

    ResponderExcluir
  4. Achei legal as informações contidas, deu para ter uma idéia mais geral sobre os projetos de obras. Seria bom se toda esse organização fosse realmente colocada em prática..

    ResponderExcluir