quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fortaleza terá duas novas estações de metrô e um veículo leve sobre trilhos


Visando a Copa de 2014, Fortaleza ganhará alguns empreendimentos na área de transporte.


Metrofor: novas estações são incluídas


O projeto contará com a inclusão de duas novas estações de metrô (Padre Cícero e Montese) na Linha Sul do metrô de Fortaleza (Metrofor). O responsável pela execução será o Governo do Estado.


A construção das duas novas estações da linha sul do Metrofor está prevista
para começar em novembro. Ilustração: Diário do Nordeste (editada por Clarissa Augusto)



Andamento do projeto
:
O início das obras das estações da linha sul do Metrofor está previsto para novembro.


VLT: uma alternativa de transporte


O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um trem urbano de passageiros, geralmente movido à eletricidade. Devido ao seu tamanho, permite que sua estrutura de trilhos se encaixe no meio urbano.


Fonte: Google Maps (editado por Clarissa Augusto)
O projeto contará com 10 estações em superfície, 13 quilômetros de via remodelada e 6 obras especiais (quatro passagens subterrâneas rodoviárias, uma elevado ferroviário e um viaduto rodoviário). 

O Ramal VLT Parangaba/Mucuripe servirá de ligação da região hoteleira ao centro da cidade (na integração com a Linha Sul do Metrofor) e região do bairro da Parangaba, assim como integração com o ramal Parangaba/Castelão. A execução será de responsabilidade do Governo Estadual.

Andamento do projeto:
A licitação do VLT foi aberta na segunda quinzena de maio, e o início das obras está previsto para outubro. 



Links relacionados:

Copa do Mundo em Fortaleza: projetos das avenidas de responsabilidade da Prefeitura

Copa do Mundo em Fortaleza: obras no Castelão, Porto do Mucuripe e Aeroporto

Retrospectiva do projeto para a Copa em Fortaleza


Expediente:
Texto e Pesquisa: Clarissa Augusto

Edição: Marcello Soares e Clarissa Augusto

Copa do Mundo em Fortaleza: projetos das avenidas de responsabilidade da Prefeitura

Avenida Alberto Craveiro

Fonte: Google Maps (editado por Clarissa Augusto)
O projeto prevê a implantação do BRT, ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), um transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, com corredores exclusivos para ônibus. Ao final, ficará com quatro vias em cada pista. A implantação contará com drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, com túnel em seu cruzamento. A Avenida Alberto Craveiro fará a ligação viária entre principal setor hoteleiro da cidade, na Avenida Beira-Mar, ao Estádio Castelão.

Avenida Raul Barbosa

Será implantado o Trânsito Rápido de Ônibus na Avenida Raul Barbosa, que irá complementar a ligação viária entre o setor hoteleiro, na Avenida Beira-Mar, ao Estádio Castelão. A drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo, sinalização viária e túnel fazem parte do projeto.

                                                                                     
                                                                                                            
Fonte: Google Maps (editado por Clarissa Augusto)
Avenida Dedé Brasil

Na Avenida Dedé Brasil, também será implantado o TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), que será a ligação viária entre o terminal rodo-metroviário de passageiros da Parangaba e o Estádio Castelão, que contará com três vias em cada pista. Os serviços serão compostos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária. Ainda contará com a construção de viadutos e túneis nos seus cruzamentos.




Fonte: Google Maps (editado por Clarissa Augusto)
Avenida Paulino Rocha

A Avenida Paulino Rocha inclui no seu projeto o BRT (Bus Rapid Transit) irá complementar a ligação viária entre a BR-116 e o Estádio Castelão. O projeto prevê drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo, sinalização viária e rebaixamento da via no cruzamento com a via expressa para avenida. Ao final ficará com três via em cada pista.


Fonte: Google Maps (editado por Clarissa Augusto) 


  
O corredor Norte-Sul (Via Expressa) 


O alargamento do Corredor Norte-Sul (Via Expressa) de Fortaleza fará uma importante ligação viária entre o setor hoteleiro da cidade e o Estádio Castelão. Serão implantados túneis em seus cruzamentos, sendo uma via expressa sem semáforos. O Governo do Estado será o responsável pela indenização, e junto a Prefeitura serão responsáveis pela execução. 



Andamento dos projetos nas vias de responsabilidade da prefeitura:
Das cinco avenidas previstas para alargamento, somente duas continuarão com o projeto: a Via Expressa e a Av. Albeto Craveiro. Estarão fora dessa ampliação as avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha e Raul Barbosa, mantidos somente os túneis e os viadutos nos projetos dessas avenidas. Segundo Delano Oliveira, gerente da Copa no Município, o motivo da redução dos projetos é o custo com a desapropriação, que seria maior que o previsto inicialmente. O início das obras da Prefeitura nas vias só deve começar em outubro.

Links relacionados:
Copa do Mundo em Fortaleza: projetos do Castelão, Porto do Mucuripe e Aeroporto

Expediente
Pesquisa:
 Clarissa Augusto.
Texto: Clarissa Augusto

Copa do Mundo em Fortaleza: obras no Castelão, Porto do Mucuripe e Aeroporto

Estádio Castelão

O projeto prevê uma modernização do estádio segundo as exigências da FIFA, que inclui toda a estrutura da arena esportiva, desde o gramado até a cobertura, passando por vestiários, reforços estruturais, arquibancadas, camarotes e setor de imprensa. Conta também com intervenções na parte externa, edifício-garagem com quatro mil vagas, 72 camarotes, três mil salas comerciais, salas vips com 10.000 metros quadrados, área mista, praça de acesso e restaurantes.  Ainda contará com a construção do novo prédio da Secretaria do Esporte (Sesporte). O responsável pela execução do projeto é o Governo Federal.

Projeto do Castelão para a Copa 2014 ( Ilustração: Secretaria de Esporte do Estado). 

Andamento do projeto:
O Castelão foi fechado para reforma dia 28 de Abril. Em pouco mais de um mês, foram retiradas quase todas as cadeiras, o anel inferior foi demolido e a cobertura do estádio está sendo desmontada. Alguns desses materiais serão doados, como cadeiras, placares, ar-condicionados, ventiladores e a cobertura do estádio. Na área externa do estádio, já estão avançadas as construções do edifício-garagem.  


Porto do Mucuripe
O projeto engloba a construção de terminal marítimo de passageiros, a construção de cais/berço, a pavimentação e urbanização de acessos e o estacionamento. Com esse terminal de passageiros, o Porto do Mucuripe poderá receber um maior número de cruzeiros. Os responsáveis pela execução serão o Governo Estadual e Federal.

Porto do Mucuripe (Foto: David Moraes de Andrade)

Andamento do projeto:
A companhia Docas do Ceará anunciou que o lançamento da licitação está previsto para setembro e que o projeto executivo será concluído em junho.


Aeroporto Internacional Pinto Martins
A reforma e ampliação do terminal de passageiros, juntamente com a adequação do sistema viário, estão incluídas no projeto. A execução está na responsabilidade do Governo Federal.


Projeto do Aeroporto para a Copa 2014 (Ilustração do site Fortaleza Copa 2014)

Andamento do projeto:
Segundo a Infraero, o edital da obra no Aeroporto será lançado na segunda quinzena de julho.  A conclusão da licitação está prevista para setembro.


Links relacionados:

Expediente
Pesquisa:
 Clarissa Augusto.
Texto: Clarissa Augusto e Marcello Soares.
Fotografias: Haroldo Fiuza,David Moraes e Jorge Andrade.

Polêmica no processo de transição das carteiras de estudante 2011

Segundo líderes do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Ceará (DCE-UFC), o processo das carteiras de estudante em 2011 foi complicado. Os estudantes disseram que houve muita divergência entre eles, o Sindiônibus e a Prefeitura de Fortaleza.

Carteira 2010 já sem validade
                     Arquivo: Central de notícias Zona Mix
De acordo com Francisco Bento Lustosa, 22, estudante de física da Universidade Federal do Ceará e diretor da atual gestão do DCE-UFC "Lutamos porque sonhos não envelhecem", os estudantes não foram avisados com antecedência dos prazos de cancelamento da validade das carteirinhas. Ele diz  que o DCE da UFC estava em período eleitoral no segundo semestre de 2010, portanto, não havia representação estudantil na época da reunião convocada pela prefeitura.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) e a Prefeitura apresentaram uma proposta de mudança no gerenciamento do processo de confecção das novas carteirinhas estudantis. A ETUFOR não iria mais, junto com o DCE, intermediar a relação com as gráficas, o que dificultaria o controle do DCE e a autonomia dos universitários no processo na visão dos líderes do movimento estudantil. O processo iria passar para a responsabilidade do Sindiônibus, que incluiria um convênio das carteirinhas estudantis com a empresa LiberCard e transformaria o documento da meia passagem de transporte público e das programações culturais em um cartão pré-pago de débito.

Os DCEs da UFC, da UECE (Universidade Estadual do Ceará) e do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) se opuseram a essas propostas e pressionaram para que essas iniciativas não acontecessem no meio universitário.

Houve debates organizados com tentativas de negociações junto aos Centros Acadêmicos. E nesse primeiro semestre de 2011, apenas as instituições públicas de ensino superior do Ceará mantiveram autonomia no processo de feitura das carteirinhas estudantis.

Até fevereiro deste ano, o DCE da UFC recebeu cerca de 18 mil formulários de alunos calouros e veteranos solicitando as carteirinhas. Número considerado pequeno no montante de quase 30 mil estudantes da UFC.

Espaço na ETUFOR para atendimento aos estudantes
                                                   Arquivo: Blog Meu Transporte
O DCE da UFC recebeu reclamações acerca dos atrasos na entrega das carteiras, da qualidade do atendimento prestado aos alunos e da pontualidade de quem trabalha nas sedes do DCE nos Campus do Pici e do Benfica. Francisco Lustosa, diretor do DCE-UFC responsável pelas carteirinhas estudantis, avalia que, em geral, foram atendidos os prazos de entrega do novo lote de carteirinhas, validado dia 15 de maio.

Segundo Lustosa, o DCE-UFC tem limitações estruturais por possuir apenas um computador e seis bolsistas. Muito diferente da realidade da ETUFOR, com um sistema digitalizado de acompanhamento e uma equipe de vinte estagiários.

EXPEDIENTE
Pesquisa: Marco Fukuda
Texto: Marco Fukuda
Edição: Beatriz Cavalcante
Fotografia: Arquivo Blog Meu Transporte, Arquivo Central de Notícias Zona Mix
Edição: Beatriz Cavalcante

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Retrospectiva do projeto para a Copa em Fortaleza

Com o objetivo de preparar Fortaleza para a realização da Copa Mundial em 2014, foram propostas ações do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O valor dessas ações gira em torno de R$ 1.6 bilhões.


Vídeo oficial do projeto para a Copa em Fortaleza

Segundo o Portal da Transparência do Governo Federal, as obras previstas para o evento compreendem a reforma do Castelão, a adequação do Aeroporto Internacional Pinto Martins aos padrões internacionais da FIFA e a construção de quatro corredores exclusivos para ônibus. Além disso, estão planejadas a construção de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Parangaba e Mucuripe, melhorias na Via Expressa e a inclusão de duas novas estações de metrô (Padre Cícero e Montese) ao projeto inicial do Metrofor.

Nas propostas, ainda estão previstos investimentos no Porto do Mucuripe para a chegada de transatlânticos, que servirão como hotéis flutuantes.

Confira aqui os detalhes do cronograma e dos investimentos.

Links relacionados
PV: Secretário de Esporte de Fortaleza fala da importância do estádio
Uma percepção online
Alarme falso sobre o PV

Expediente
Pesquisa: Clarissa Augusto.
Texto: Clarissa Augusto, Jully Lourenço, Marcello Soares e Murilo Viana.

Opinião

Lucro para empresários e sucata para população

por Zadig*

O silêncio pode ser poderoso, mas neste caso é praticamente impossível ficar apático diante da tentativa mal sucedida de justificar o aumento dos seus lucros em cima do trabalhador assalariado. De acordo com o Sindiônibus, o aumento da passagem foi baseado na contemplação de custos excessivos.

Mas que custos são estes? Os ônibus da capital parecem carroças motorizadas, as partilhas do freio estão tão gastas que quando freiam parecem cavalos relinchando. Sem falar da idade de funcionamento dos transportes. Quantos anos eles têm? Cinco anos e até mais! Estão beirando a ida ao ferro velho.

Para tentar resolver esta contradição da nossa realidade, vamos expor as justificativas do atual presidente do Sindiônibus Dimas Barreira. Segundo ele, os supostos gastos são com peças e acessórios da maquinaria do veículo, serviços de terceiros e aumento salarial.

Devemos lembrar que em março de 2008, o governador Cid Gomes sancionou a lei que reduziu em 66% a alíquota do imposto sobre Circulação de Mercadoria a Prestação de Serviço (ICMS), ou seja, beneficia as empresas reduzindo seus gastos com manutenção e renovação da frota.

O argumento do reajuste salarial, também é contraditório, pois foi de 7%, enquanto que o reajuste da passagem foi de 11,1% .Não precisa ser um gênio da matemática para perceber que as empresas querem garantir seus altos lucros.

Outro requisito que o senhor presidente coloca é a renovação da frota e a manutenção dos ônibus, que por sua vez varia de empresa e linha, isto é, a manutenção do ônibus depende da classe social que a utiliza. Logo, Senhores passageiros da linha Jovita Feitosa vocês são considerados menos favorecidos pelo Sindiônibus. É por causa disso que o transporte que você utiliza, caro leitor, é sucateado.

E quando o então presidente foi perguntado sobre as melhorias que foram, ou serão implantadas, ele respondeu que não houve melhoria condicionante para o aumento, uma vez que ele simplesmente contemplou os custos atuais e nenhum investimento extra.

Depois desta singela declaração só me resta o meu profundo sentimento de repúdio.


* pseudônimo inspirado no título do livro do grande filósofo crítico do seu tempo, Voltaire. Cuja tradução para o português significa DO DESTINO.

Vice-diretor do Sindifort fala sobre o fim da greve dos servidores do IJF

Eriston Ferreira, vice-diretor do Sindicato de Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), comenta sobre as paralisações de servidores do Instituto Dr. José Frota (IJF), que ocorreram entre março e maio de 2011. Segundo Eriston, odontologistas e enfermeiros do IJF, que participaram da mobilização geral junto aos servidores municipais, já tiveram suas reivindicações atendidas.

InFormar: Quantos servidores do IJF participam da greve municipal da Saúde?
E.F.: Não, não, nenhum deles é do IJF. Há um plano de cargo específico só para o IJF. Seus servidores estavam participando da greve geral, mas já tiveram sua pauta atendida. Inclusive, já foi votada na câmara, aprovada e tudo. Então o IJF não está nessa mobilização. Essa mobilização é do setor Programa Saúde da Família, que são aqueles profissionais que ficam em Regionais e vão nas casas das pessoas que não podem se deslocar, vão fazer prevenção nas casas. São três setores do PSF: os médicos, os enfermeiros e os odontologista. Dos três, dois estão nessa mobilização.

InFormar: E quais foram as reivindicações do IJF que já foram atendidas pela Prefeitura?

E.F.: Tinha a questão do vencimento base, que era o reajuste anual que a Prefeitura negava, que não queria dar o percentual de reajuste esse ano, então a gente conseguiu reverter isso. A Prefeitura também corrigiu a distorção no PCCS do nível técnico da saúde, porque existia uma diferenciação salarial muito grande das outras equipes: a Prefeitura reeditou a tabela deles e agora já está num patamar equivalente ao tempo de serviço deles. Os médicos de lá [do IJF] também tiveram a sua negociação - que foi feita ano passado - atendida, de mais de 5% de reposição salarial. E outras questões também, administrativas, de condições de trabalho, que foram atendidas. Então, não era 100% do que os profissionais estavam pedindo, porém, pela responsabilidade de ser um hospital que não pode parar, a categoria resolveu não partir para a greve e aceitar o acordo com a Prefeitura.

E.F.: A gente tem inclusive outras categorias, também, de mobilização. Além do programa Saúde da Família e da educação. Tem os agentes de trânsito também que tão ameaçando entrar em greve quarta-feira da semana que vem. Mas as negociações estão andando, estão caminhando, provavelmente não ocorra. 


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Procurador geral do município fala sobre dívida do IJF
Dívida da saúde não prejudica funcionamento do IJF
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Expediente
Texto: Alissa Carvalho e Beatriz Ribeiro
Entrevista: Alissa Carvalho, Beatriz Ribeiro, Camila Mont’Alverne, Gabriela Custódio, Kelviane Lima e Thamires Oliveira
Edição: Alissa Carvalho, Beatriz Ribeiro, Camila Mont’Alverne, Gabriela Custódio, Kelviane Lima e Thamires Oliveira

domingo, 29 de maio de 2011

Roupas para todos os tamanhos

O mercado Plus Size em Fortaleza apresenta uma solução para quem veste tamanhos acima de 42 e tem poucas opções de consumo. Confira no vídeo:





Ser magra foi sempre moda? Veja uma breve evolução do padrão de beleza feminina aqui.





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                                  Entrevista: Devemos confiar no cálculo do IMC?
                                  Fortaleza é a segunda capital com mais obesos no Brasil


EXPEDIENTE
Produção: Melissa Campos
Imagens: Melissa Campos
Edição: Thaís Brito
Infográfico: Catherine Santos e Thaís Brito