quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entrevista: Devemos confiar no cálculo do IMC?

O nutricionista Osmar Nascimento (CRN 6255) explica qual a precisão do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e fala sobre os estágios da obesidade. Acompanhe a entrevista em áudio:


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O IMC é um dos principais parâmetros para a classificação dos pacientes em relação à obesidade. O cálculo se baseia na relação entre peso e altura. Este método não é tão preciso quanto se imagina, pois não leva em consideração características específicas de cada pessoa, como estrutura óssea e massa muscular. 

Você sabe qual o valor do seu Índice de Massa Corporal? Calcule abaixo e consulte a tabela para saber em qual estágio o seu valor de IMC se enquadra. Lembre-se que o diagnóstico não depende exclusivamente destes números.


Calcule aqui seu IMC


Seu peso: kg
Sua altura: m












Expediente
Entrevista no áudio: Thaís Brito
Edição de áudio: Thaís Brito e Larissa Sousa


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Entrevista com o presidente do Sindiônibus


Dimas Barreira
 Em entrevista concedida por e-mail, Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, diz que "não houve melhoria condicionante para o aumento da passagem, uma vez que ele simplesmente contemplou os custos atuais e nenhum investimento extra".


 Informar: Quais foram as motivações (todas), para o aumento       da passagem de ônibus para dois reais?

Dimas Barreira: O sistema de transporte público precisa estar equilibrado para garantir a manutenção dos investimentos e do serviço em si. Para aferir isso é utilizada uma equação complexa que contempla a variação dos custos de insumos, investimentos e mão de obra. Porém, principalmente, também capta as variações nos volumes de oferta e de demanda, que, via de regra, têm maior impacto no custo unitário por passageiro (valor da tarifa pelo serviço, a passagem).


Informar: Qual a porcentagem do dinheiro arrecadado com as passagens que é repassada para a manutenção dos ônibus?


 Dimas: O custo com peças, acessórios e serviços de terceiros em manutenção tem uma razoável flutuação mensal, mas costuma ficar abaixo de 10% do custo total. Também depende do volume de investimentos da empresa em renovação de frota, treinamento de motoristas e mecânicos, topografia e conservação de pavimentos na sua área de atuação. Ainda, é importante destacar que neste custo não estão incluídos os custos de mão de obra e estrutura de manutenção, que varia bastante de empresa para empresa, a depender das estratégias adotadas pela empresa.

Posse terá vigor de 2011 a 2014
                                                                          Fonte: Cepimar

Informar: De quanto em quanto tempo é feita a manutenção dos ônibus?

Dimas: Também depende do que a empresa adota, mas é possível afirmar que as empresas trabalham com revisões preventivas, parando os veículos em períodos quilométricos determinados, variando de 10.000 a 25.000 quilômetros, a depender de qual revisão deve ser realizada, idade do veículo e modelo de manutenção adotado pela empresa.




Informar: Quais as melhorias que foram implantadas após o aumento da passagem?

Dimas: Não houve melhoria condicionante para o aumento, uma vez que ele simplesmente contemplou os custos atuais e nenhum investimento extra. Porém, houve investimentos recentes em atualizações tecnológicas, como upgrade do sistema de bilhetagem e sistema de comunicação operacional embarcado (ambos em fase de implantação). Também está funcionando, ainda em caráter mais tímido, mas importante como período de avaliação para expansão, a Hora Social, que permite descontos que possam atrair pessoas a mudarem seus hábitos em termos de horários, utilizando o sistema em horários não saturados, ou seja, fora dos horários de pico, quando há demanda acima da capacidade do sistema.


Informar: Quais melhorias estão sendo planejadas?
 
Dimas: Os investimentos e a busca por melhorias são incessantes. Temos uma grande equipe de engenheiros e técnicos dedicados exclusivamente a isso. O que acontece é que temos conseguido mais anular os efeitos negativos do travamento do trânsito que melhorias propriamente ditas. Mas as melhorias também existem, e há vários casos de linhas que tiveram seus trajetos modificados, frotas expandidas etc, conseguindo em alguns dos casos resolver dificuldades que já eram históricas e aparentemente insolúveis.
 
Informar: Há uma consulta popular sobre a qualidade dos ônibus? E de quanto em quanto tempo ela é feita?

Dimas: A última pesquisa de satisfação que fizemos foi em 2008 e já deveria ter havido outra, que atrasou. Realizaremos uma em 2011 e a periodicidade programada é bianual.


Informar: Quais as maiores reclamações quanto a qualidade do transporte público e quais foram atendidas e quais não? e Por quê?
                                                Fonte: meutransporte

Dimas: As maiores reclamações têm sido, disparadamente, consequência da constante queda na velocidade operacional e irregularidade do trânsito. Engarrafamentos, falta de prioridade de tráfego ao transporte coletivo, viagens cada vez mais lentas e lotadas, falta de pontualidade nos horários de pico, queimas de paradas por motoristas em elevado estado de estresse etc. Tudo isso é captado pela equipe e há expedientes que são adotados com o objetivo de resolver ou minimizar o problema imediato e também de buscar soluções definitivas, apesar de que a maioria delas não dependa das empresas operadoras ou do Sindiônibus.


EXPEDIENTE
Entrevista: Beatriz Cavalcante
Edição Beatriz Cavalcante
Fotografia: Twitter do Dimas Barreira, Arquivo do site Cepimar, Arquivo Blog Meu Transporte
Edição: Renan Campêlo e Tamara Lopes

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Taxas reduzidas são implantadas no transporte público

Tarifa e Hora Social são algumas das modificações na cobrança do serviço de ônibus e topics de Fortaleza, implementadas no mesmo período do aumento.


Desde o dia 6 de março, o valor da passagem dos transportes públicos de Fortaleza sofreu mudanças. Além do aumento, houve variações na forma como a tarifa é cobrada. As novidades são a criação de um horário de baixo custo, a Hora Social, e o reajuste na Tarifa Social já existente.


A Hora Social consiste na diminuição da tarifa para 1,80 a inteira e 0,90 centavos a meia, nos horários compreendidos entre 9 e 10 horas e 15 e 16 horas. O desconto vale apenas para pessoas que possuem o vale transporte eletrônico ou carteira estudantil com sistema de créditos. O objetivo da Prefeitura ao criar a redução nesses horários é aumentar a circulação de passageiros durante esse período, medida que tenta reduzir a grande lotação nos horários de pico.


A Tarifa Social, desde a data de implementação, em julho de 2006, sofreu algumas mudanças. Inicialmente cobrada somente no último domingo de cada mês. Em 2008 foi ampliada para todos os dias dominicais. Atualmente, continua com taxa reduzida, sofrendo um reajuste que acompanhou o aumento de 11,1% da passagem. O usuário passa a pagar 1,40 a inteira e 0,70 a meia, inclusive aos feriados.


EXPEDIENTE
Texto: Ed Borges e Tamara Lopes
Edição: Ed Borges e Tamara Lopes


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Procurador geral do município fala sobre a dívida do IJF

Martônio Mont'Alverne, procurador geral do município, esclarece sobre a dívida da Prefeitura Municipal de Fortaleza com os fornecedores de material cirúrgico para o IJF.

Martônio Mont'Alverne



"São mais de 150 milhões ao ano que o IJF custa ao município de Fortaleza"






Confira o áudio da entrevista:




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Expediente 
Entrevista: Camila Mont’Alverne
Texto: Beatriz Costa, Kelviane Lima, Alissa Carvalho e Gabriela Custódio.
Edição: Thamires Oliveira.

População reclama do aumento de passagens

Fortaleza sofreu aumento de vinte centavos na passagem do transporte público. Populares reclamam do aumento da tarifa e da falta de qualidade dos serviços oferecidos.
Lotação nas paradas de ônibus de Fortaleza
                                                          Fonte: Arquivo portal Terra


O aumento de 11,1% no preço da passagem de ônibus foi implantado no dia 6 de março de 2011. Fortalezenses reclamam da nova realidade de 2 reais a inteira e da qualidade dos transportes públicos.

Opinião dos populares


A equipe de reportagem foi às ruas para saber a opinião popular sobre o aumento da tarifa de ônibus e como anda a qualidade dos transportes públicos segundo os passageiros.


A empregada doméstica Ezilene Bezerra, 35, moradora do bairro Mucuripe reclama da qualidade do transporte em Fortaleza."Não melhorou com o aumento da passagem, e até piorou". Com o salário mínimo de 545 reais, segundo a empregada, há um gasto de mais de 100 reais por mês com transporte. "Já que subiu [a passagem], tem que oferecer qualidade. Ninguém vê nada", diz.
 A zeladora Maria da Conceição da Costa, 49, moradora do bairro Joaquim Távora, utiliza as linhas das topics 03 e 55 e os ônibus Campus do Pici/Unifor e Circular. Ela diz que o horário está normal nessas linhas de transportes, sem atrasos. Conceição complementa que o aumento da passagem não acarretou melhoras na qualidade do serviço prestado e pesou no orçamento das famílias dos trabalhadores assalariados.

O operador de áudio Nonato Alves, 53, morador do bairro Siqueira, avalia como um absurdo a tarifa mais cara. Diz que o serviço precisa ser digno para o usuário. "O desrespeito começa desde as filas nos terminais. Os guardas municipais poderiam ajudar na organização".

Para o operador, não vale a pena utilizar o transporte durante a Hora Social (de 9h às 10h, de 15h às 16h), pois se encontra no trabalho. E aos domingos, mesmo com a Tarifa Social, há demora e redução da frota. Nonato reclama de motoristas que ignoram as pessoas nas paradas e que se recusam a transportar os idosos com direito à gratuidade.


EXPEDIENTE
Pesquisa: Marco Fukuda
Texto: Ed Borges e Tamara Lopes
Edição: Beatriz Cavalcante
Fotografia: Arquivo do portal TERRA

Edição: Ed Borges, Renan Campêlo

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Alarme falso sobre o PV

Divulgada lista dos possíveis Centros de Treinamento das Seleções. PV concorre a Campo Oficial de Treinamento.


Estádio Presidente Vargas (Foto: Genilson de Lima/Portal 2014)

No último sábado, 7 de maio, o Comitê Organizador da Copa 2014 divulgou lista com 145 locais pré-selecionados como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) na Copa de 2014. Após essa divulgação, a grande imprensa publicou que o Presidente Vargas estaria fora do Mundial.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) de Fortaleza esclareceu que o PV concorre a Campo Oficial de Treinamento (COT), e não a CTS. Os campos de treinamento ainda não foram escolhidos e não há data prevista para divulgação.

CTS X COT

1ª Fase do Projeto de Modernização do Centro de Treinamento
Elzir Cabral. (Ilustração: Site do Ferroviário Atlético Clube)
Os Centros de Treinamento precisam ficar próximos de aeroportos e ter campo para treino, complexo de hotelaria para concentração dos jogadores, centro de fisioterapia, restaurantes e áreas de lazer.

Os locais cearenses escolhidos como Centros de Treinamentos das seleções

  • Centro de Treinamento do Ceará (Aquiraz)
  • CT do Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort (Aquiraz)
  • CT do Beach Park (Aquiraz)
  • Estádio Elzir Cabral (Fortaleza)

Estádio Alcides Santos.
(Foto: Daniel Roman)
Os campos oficiais de treinamentos são estádios que receberam as seleções para treinos oficiais durante a Copa. Eles também podem sediar jogos amistosos e jogos da Copa das Confederações (evento que acontece em 2013, considerado um ensaio para o Mundial).

A lista dos concorrentes a Campos Oficiais de Treinamento

  • Estádio Alcides Santos (Fortaleza Esporte Clube)
  • Alencar Pinto (Ceará Sporting Club)
  • Elzir Cabral (Ferroviário Atlético Clube)
  • Presidente Vargas
  • Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten), em Itaitinga.
  • Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Antônio Cruz (Uniclinic)

Reabertura do PV

Após mais de três anos fechado para reforma, o Estádio Presidente Vargas (PV) foi reaberto neste domingo, 8 de maio, mesmo com as obras inacabadas. O PV foi oficializado como palco da final do segundo turno do Campeonato Cearense após autorização do Ministério Público (MP) na última quarta (4).

Ceará X Guarani. O primeiro jogo do
PV, após a sua reabertura. (Foto: Zezinho)
Um público de quase 11,5 mil torcedores assistiu ao jogo. O estádio reabriu para 15 mil pessoas, capacidade que será ampliada para 20 mil com o término das obras.

Para o torcedor Lucas Novaes, o PV está razoável. Ele reclamou de alguns pontos cegos (lugares que dificultam a visão do jogo, como as muretas das escadas), mas elogiou a acessibilidade para cadeirantes e as boas condições de iluminação.

“Acho que eles se preocuparam bastante com a estética, mas não pensaram muito bem na funcionalidade do estádio”, apontou a torcedora Iara Félix. Ela também criticou a demora para a reabertura. Ao todo, foram sete prazos não cumpridos pela Prefeitura de Fortaleza.

Na primeira semana de maio, após a análise de novos laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, o MP decidiu pela liberação do estádio. Ficou estabelecido que setores inacabados, como as tribunas de imprensa e de honra, devem ser concluídos em até 75 dias a partir da data da liberação. Os investimentos nas obras de modernização e estruturação do estádio somam R$ 56 milhões.

Expediente
Pesquisa:
Fernanda Valéria, Jully Lourenço e Raissa Sampaio.
Texto: Clarissa Augusto, Murilo Viana e Marcello Soares.
Fotografia: Genilson de Lima/Portal 2014.
Edição: Clarissa Augusto, Fernanda Valéria, Jully Lourenço, Murilo Viana, Marcello Soares e Raissa Sampaio.