quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vice-diretor do Sindifort fala sobre o fim da greve dos servidores do IJF

Eriston Ferreira, vice-diretor do Sindicato de Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), comenta sobre as paralisações de servidores do Instituto Dr. José Frota (IJF), que ocorreram entre março e maio de 2011. Segundo Eriston, odontologistas e enfermeiros do IJF, que participaram da mobilização geral junto aos servidores municipais, já tiveram suas reivindicações atendidas.

InFormar: Quantos servidores do IJF participam da greve municipal da Saúde?
E.F.: Não, não, nenhum deles é do IJF. Há um plano de cargo específico só para o IJF. Seus servidores estavam participando da greve geral, mas já tiveram sua pauta atendida. Inclusive, já foi votada na câmara, aprovada e tudo. Então o IJF não está nessa mobilização. Essa mobilização é do setor Programa Saúde da Família, que são aqueles profissionais que ficam em Regionais e vão nas casas das pessoas que não podem se deslocar, vão fazer prevenção nas casas. São três setores do PSF: os médicos, os enfermeiros e os odontologista. Dos três, dois estão nessa mobilização.

InFormar: E quais foram as reivindicações do IJF que já foram atendidas pela Prefeitura?

E.F.: Tinha a questão do vencimento base, que era o reajuste anual que a Prefeitura negava, que não queria dar o percentual de reajuste esse ano, então a gente conseguiu reverter isso. A Prefeitura também corrigiu a distorção no PCCS do nível técnico da saúde, porque existia uma diferenciação salarial muito grande das outras equipes: a Prefeitura reeditou a tabela deles e agora já está num patamar equivalente ao tempo de serviço deles. Os médicos de lá [do IJF] também tiveram a sua negociação - que foi feita ano passado - atendida, de mais de 5% de reposição salarial. E outras questões também, administrativas, de condições de trabalho, que foram atendidas. Então, não era 100% do que os profissionais estavam pedindo, porém, pela responsabilidade de ser um hospital que não pode parar, a categoria resolveu não partir para a greve e aceitar o acordo com a Prefeitura.

E.F.: A gente tem inclusive outras categorias, também, de mobilização. Além do programa Saúde da Família e da educação. Tem os agentes de trânsito também que tão ameaçando entrar em greve quarta-feira da semana que vem. Mas as negociações estão andando, estão caminhando, provavelmente não ocorra. 


Links Relacionados
Procurador geral do município fala sobre dívida do IJF
Dívida da saúde não prejudica funcionamento do IJF
Servidores municipais da saúde permanecem em greve 
 

Expediente
Texto: Alissa Carvalho e Beatriz Ribeiro
Entrevista: Alissa Carvalho, Beatriz Ribeiro, Camila Mont’Alverne, Gabriela Custódio, Kelviane Lima e Thamires Oliveira
Edição: Alissa Carvalho, Beatriz Ribeiro, Camila Mont’Alverne, Gabriela Custódio, Kelviane Lima e Thamires Oliveira

6 comentários:

  1. gente, tem um erro na primeira pergunta.. vocês escreveram "tão" mas o certo é estão...

    ResponderExcluir
  2. P.S. Acho que poderiam ter acrescentado um parágrafo, curtinho, para encerrar... talvez, colocando a última resposta... na forma indireta... por aí... =)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. As respostas parecem estar bem completas, mas senti falta de mais perguntas.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a entrevista, deu ao assunto escolhido uma riqueza. Videos também teriam sido legais para adicionar às outras matérias. (:

    ResponderExcluir