quarta-feira, 8 de junho de 2011

Entenda o processo de mudanças na malha viária de Fortaleza:


Obras nas proximidades do terminal da Parangaba-
Fonte: Jornal OPOVO
A assessoria de imprensa da AMC esclareceu ao INFormar as dúvidas sobre como funciona os trâmites para a liberação das obras feitas na malha viária de Fortaleza e de quem é a responsabilidade da sinalização.
Segundo Samara Teixeira, assessora de imprensa da AMC, o órgão que pretender fazer uma obra na capital, como a Cagece, Transfor, Metrofor e operadoras de telefone devem dar entrada do projeto na Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Seman) e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf)

O Conselho Coordenador de Obras (CCO) determina a liberação ou recusa das obras e encaminha o projeto da obra para a AMC (Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza. 
O projeto deve prever a sinalização da obra e a sugestão de desvio.

Samara Teixeira ressalta que o trabalho da AMC, por meio da Divisão de Engenharia de Trânsito, é avaliar se a proposta está adequada aos padrões de obras. Durante o andamento, a AMC tem o dever de fiscalizar se os devios estão corretamente sinalizados.
A sinalização e divulgação de desvios de tráfego das obras são de inteira responsabilidade do órgão que as está executando.




Curiosidade: Em obras de emergências, o órgão responsável aciona a Divisão de Operação e Fiscalização de Trânsito da AMC para fazer os desvios de tráfego necessários com o auxílio dos agentes de trânsito. Caso a obra demore mais de 48 horas, o órgão terá que seguir os mesmos trâmites de obras programadas.

Texto: Taís Monteiro, Rachel Gomes, Amanda Araújo
Apuração: Victor Ramalho 
-- 
Contato: Samara Teixeira
Assessora de Comunicação - Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC)






Matérias relacionadas:


Obras na Rua Lauro Maia da Operação Tapa Buraco em ritmo lento
Prefeitura de Fortaleza atrasa operação Tapa Buraco

8 comentários:

  1. Olá!

    Legal abrir espaço para a explicação do passo a passo, dada pela AMC. Mas, é importante lembrar que o blog tem um caráter jornalístico, então, o texto deveria vir em forma de notícia. Essa notícia até pode vir por tópicos, já que buscamos estratégias para facilitar a leitura aqui na internet.

    Também chamo atenção ao título que deve ser mais atraente. O título usado mais parece um título de relatório. Por fim, lembro a proposta de hipertextualidade, ou seja, linkar essa matéria às matérias relacionadas de sua editoria ou das demais.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Fortaleza está um caos de tanta obra. Todas são para a copa, ou não? Existe um limite de obras permitidas na cidade?
    Por Tássia

    ResponderExcluir
  3. Essas obras na malha viária parecem não ter qualidade, espera um tempinho para ver se não abre um buraco de novo

    ResponderExcluir
  4. A versão oficial da AMC ajuda a esclarecer algumas dúvidas e tenta acabar com mitos de que não existe planejamento das obras por parte do órgão.
    Por Marcello

    ResponderExcluir
  5. Eu lembrei de uma matéria do "O Povo" há algumas semanas, em que eles falavam da corrupção nas obras públicas e falavam que tinha pouca fiscalização e muitos passos, o que atrasavam as obras. Essa explicação dos trâmites mostra que não é bem assim, que não é tudo feito na doida. A questão é que, quando feitas de emergência, as obras acabam sendo menos fiscalizadas, e aí vem todo o nosso problema...

    ResponderExcluir
  6. Esta bastante informativo, porém faltou o expediente.
    Clarissa Augusto

    ResponderExcluir
  7. É legal ter esta versão da AMC. Porém, também concordo que poderia ter vindo como notícia...

    ResponderExcluir
  8. Tentar fazer obras eficientes na malha viária, seria deveras satisfatório.

    ResponderExcluir